COMPARTILHAR

(Foto: Anderson Stevens/Sport)

Mesmo centenários, os dois clubes nunca cruzaram seus caminhos até a próxima segunda-feira (8)

 

Por Lucas Araújo -@_lucasaraujo98

Com o fim da pausa para a Copa América, São Bento e Sport abrem o retorno da Série B, na noite desta segunda-feira (8), às 20h, no Estádio Walter Ribeiro. Vindo de duas vitórias seguidas pela competição, e da conquista da amistosa Taça dos Campeões, frente ao CSA, os rubro-negros entram em campo visando vencer para retornar ao G4. Do outro lado, um oponente que até aqui nunca enfrentou o Leão em mais de cem anos.

Os sorocabanos não tem uma vasta história no cenário nacional. Estiveram na elite do Campeonato Brasileiro apenas uma vez, contra 40 participações do Sport. Na única oportunidade em que disputaram juntos o Brasileirão, em 1979, os dois não se enfrentaram, pois ficaram em grupos diferentes e os pernambucanos não avançaram de fase. Já o time do interior de São Paulo, parou na segunda fase do torneio.

Os leoninos já estiveram 12 vezes na Série B, mas até a atual edição, nenhuma havia coincidido com as duas ocasiões em que o São Bento disputou a segunda divisão: em 1981, 1983 e 2018. Em suas participações, a melhor colocação do Azulão foi a 13ª posição, alcançada no ano passado e em 1981.

Além da segundona deste ano e do Brasileiro de 1979, Sport e São Bento só estiveram na mesma competição em mais uma vez: na Copa do Brasil de 2017. Porém, os paulistas foram eliminados ainda na primeira fase diante do Paraná, enquanto o Rubro-negro avançou até as oitavas, caindo para o Botafogo.

Para o primeiro duelo entre os clubes, ambos chegam em cenários distintos. Apesar das dificuldades financeiras enfrentadas desde o final de 2017, o Leão da Ilha tem entregado bons resultados dentro de campo, estando na cola do G4 e vindo de duas vitórias consecutivas nas últimas rodadas. Por outro lado, os torcedores São-bentistas tem tido poucos motivos para comemorar em 2019. Desde o início do ano, foram apenas três vitórias em vinte jogos, sendo somente uma nos oito disputados pela Série B, o que deixa a equipe comandada por Doriva beirando o Z4.

Pratique Sport com a gente!