COMPARTILHAR

(Foto: Williams Aguiar/Sport)

 

Confronto entre os nordestinos já aconteceu por três competições diferentes ao longo da história

 

Por Lucas Araújo – @_lucasaraujo11

 

Às 21:30 desta terça-feira, o Sport recebe o CRB, na Ilha do Retiro, pela 8ª rodada da Série B, buscando emplacar a segunda vitória consecutiva e entrar na parada da Copa América firmado no G-4. O Leão assumiu a 4ª posição ao bater o Vitória no último sábado e terá pela frente um adversário que também se encontra próximo da zona de acesso, porém que vem de uma derrota dentro de casa para o América-MG que sequer havia vencido na competição.

Assim como na tabela de classificação, o Leão também tem vantagem no histórico geral do confronto entre os dois clubes. Foram 15 jogos ao todo, com 6 vitórias pernambucanas, 6 empates e 3 triunfos dos alagoanos. Os duelos aconteceram pelo Campeonato Brasileiro, pela Série B e pela Copa do Nordeste.

No Brasileirão, são duas vitórias do Sport contra uma do CRB. Pela Série B, predominam os empates, que aconteceram quatro vezes, além de uma vitória para cada lado. No Nordestão, onde o jogo mais aconteceu, são três vitórias para os pernambucanos e uma para os alagoanos. Isso, além de dois empates.

Jogos marcantes

Dentre as vezes em que Sport e CRB se encontraram, a mais marcante aconteceu no ano de 1994, quando decidiram a Copa do Nordeste. A competição foi sediada no estado de Alagoas e o palco da grande final foi o estádio Rei Pelé. Porém, mesmo jogando em seu território, o Galo não teve forças para bater o time rubro-negro. Após um 0x0 no tempo normal, os leoninos levaram a melhor e venceram por 3×2, nos pênaltis, selando o primeiro título do Nordeste e a primeira conquista fora de Pernambuco da marcante geração da década de 90.

O último embate entre as equipes aconteceu em 2016, pelas quartas de final da Copa do Nordeste e mobilizou bastante as duas torcidas. Na ida, em Maceió, o CRB levou a melhor vencendo por 2×1 e conquistando a vantagem do empate para a partida de volta em Recife. Já na Ilha do Retiro, o time comandado por Mazola Júnior enfrentava um Leão pouco inspirado e conseguiu segurar o 0x0. Porém, quando a classificação potiguar parecia estar se encaminhando, aos 29 da etapa final, o lateral Renê recebeu um belo lançamento de Diego Souza e invadiu a área para fazer o gol do jogo e da classificação dos donos da casa, beneficiados com o critério de gol fora de casa.

Pelo lado alvirrubro, a melhor memória fica por conta justamente da última vez em que os clubes se enfrentaram pela segunda divisão. O ano era 2006, temporada em que o Sport conquistou o acesso em 2º lugar e só foi derrotado dentro de casa três vezes. Uma delas foi justamente para o CRB, na última partida antes da parada para a Copa do Mundo daquele ano. Bebeto e Chiquinho, de falta, fizeram os gols dos visitantes, que venceram por 2×1.

Pratique Sport com a gente!