COMPARTILHAR

(Foto: Sport)

Última vitória do Rubro-negro no território bugrino foi em 1992, e voltar a vencer nesta quinta aproxima ainda mais os leoninos da elite nacional

 

Lucas Araújo

Vindo de uma importante vitória de virada sobre o Paraná, o Sport visita o Guarani no Brinco de Ouro da Princesa buscando dar mais um passo rumo à primeira divisão. Vice-líder, o Leão encerrou a 31ª rodada com oito pontos de vantagem sobre o 4º colocado Coritiba e o 5º colocado América-MG, podendo na próxima quinta-feira aumentar a distância para 11 pontos sobre os dois, na melhor das hipóteses.

No entanto, para que o cenário ideal seja atingido, é necessário que o Rubro-negro passe por cima de um tabu de 27 anos sem vencer o Bugre fora de casa. No último triunfo pernambucano sobre o lado alviverde de Campinas, em 1992, as equipes disputavam a elite do Campeonato Brasileiro e o duelo ocorreu pela primeira fase da competição.

De virada, os leoninos levaram a melhor pelo placar de 3×1. Balançaram as redes o zagueiro Ailton, os meias Zico e Dinho. Do lado paulista, o gol foi feito por Aílton Ferraz. Após abrir o placar no primeiro tempo, o Guarani viu a reação do Sport na etapa final, onde os recifenses marcaram os três gols.

Naquela época, o Campeonato Brasileiro era disputado no primeiro semestre, e o confronto ocorreu no dia 20/02/1992. As duas equipes acabaram no meio da tabela, sem conseguir a classificação para as quartas de final, mas sem proximidade com a zona de rebaixamento. Os paulistas ficaram em nono lugar com 20 pontos, só um atrás do Santos, último dentre os classificados para o mata-mata. O Leão também chegou perto, acabando somente em 12º, mas com 19 pontos, apenas dois do oitavo colocado.

Desde então, foram 18 jogos entre o Leão e o Bugre, porém apenas seis disputados com mando alviverde. Dentre estes, foram três empates e três vitórias dos donos da casa. Na última oportunidade, o embate acabou empatado em 1×1, pela 2ª rodada da Série B de 2011. A ocasião marcou a estreia e único gol do atacante Paulista com a camisa rubro-negra.

Pratique Sport com a gente!