COMPARTILHAR

(Foto: Cuiabá Esporte Clube)

 

Por Lucas Araújo – @_lucasaraujo98 

 

Nesta segunda-feira (15), às 20h, Cuiabá e Sport se enfrentam na Arena Pantanal abrindo a 10ª rodada da Série B. Vindo de um empate amargo diante do São Bento, o Leão busca se reencontrar com a vitória, abrindo caminho para embalar uma sequência positiva, visto que tem dois jogos em casa em seguida.

Depois de perder quatro vezes seguidas, o Dourado vem de um importante triunfo fora de casa, diante do Vitória, e busca somar mais três pontos para se aproximar do G4. A curiosidade a respeito da partida é que será a primeira vez na história em que rubro-negros e auriverdes se enfrentarão. Duas instituições de trajetórias bem diferentes no cenário nacional, sendo o Sport um clube centenário que nunca caiu para a terceira divisão e o Cuiabá um clube fundado somente em 2001, que somente agora em 2019 alcança a Série B pela primeira vez: ambos nunca estiveram frente a frente dentro de campo.

Desde que o Dourado foi fundado, disputou onze edições do Campeonato Brasileiro. Em nove dessas, jogou a terceira divisão, chegando a cair para a quarta em 2010, mas voltando ‘‘de primeira’’ em 2011. Em 2018 finalmente conseguiu o acesso na Série C, onde chegou até a final e perdeu para o Operário. Por outro lado, de 2001 (ano de fundação do Cuiabá) até 2018, o Sport sempre esteve em divisões superiores, jogando a Série A dez vezes e a Série B 8 vezes. Após o rebaixamento do ano passado, pela primeira vez os caminhos dos pernambucanos e mato grossenses irão se cruzar na mesma divisão nacional.

Itamar Schulle é o técnico do Cuiabá. (Foto: Cuiabá Esporte Clube)

No entanto, os dois times já jogaram o mesmo campeonato em três oportunidades, mesmo sem terem se enfrentado em nenhuma das ocasiões. A primeira vez foi em 2016, na Sul-Americana, onde o Auriverde chegou com a vaga de campeão da Copa Verde de 2015 e os leoninos pelo 6º lugar no brasileiro do ano anterior. Porém, os dois foram eliminados na fase de confrontos nacionais e não se encontraram no decorrer do torneio.

As outras duas vezes foram na Copa do Brasil, de 2017 e 2018. Nas duas edições o Cuiabá fez boas campanhas, sucumbindo na terceira fase. Na primeira, eliminaram o Rondoniense na estreia, surpreenderam a Ponte Preta, dentro de Campinas, na segunda fase e avançaram nos pênaltis e pararam no Goiás em seguida. No ano seguinte, confirmaram o favoritismo ao passar por Aimoré e Aparecidense, mas na terceira fase foram eliminados pelo Náutico. O Leão, em 2017, eliminou CSA, Sete de Dourados, Boa Vista e Joinville, caindo nas oitavas diante do Botafogo. Em 2018, após passar pelo Santos-AP, sofreu uma dura eliminação frente ao Ferroviário.

Para o primeiro duelo entre os dois, cinco posições na tabela e quatro pontos os separam. A um ponto do G4, o Sport ocupa o sétimo lugar, ficando atrás dos concorrentes com mesma pontuação por causa do saldo de gols.

Após vencer o Vitória no Barradão, o Dourado subiu duas posições e deu uma respirada na briga contra o Z4, ficando com o 13º lugar. Com a tabela ainda muito ‘‘embolada’’, a distância para a zona de acesso é de cinco pontos e uma vitória contra os rubro-negros pode ser importante para colocá-los em outra briga dentro da competição.

Pratique Sport com a gente!