COMPARTILHAR

(Foto: Jornal ABC)

 

Por Mateus Schuler*

 

A Copa do Mundo 2018 seguiu nesta sexta-feira (14), com três confrontos – Egito 0x1 Uruguai, Marrocos 0x1 Irã e Portugal 3×3 Espanha em disputa. Os jogos foram válidos pelos grupos A e B.

Em toda a história, o Sport teve amistosos memoráveis contra times portugueses e espanhóis na década de 50. Além disso, o uruguaio Raúl Bentancor foi um dos que teve reconhecimento na Praça da Bandeira.

Em 27 de julho de 1952, o Leão duelou com o Sporting Lisboa na Ilha do Retiro. Os leoninos ignoraram qualquer rótulo dos lusitanos e somaram a primeira vitória sobre europeus ao bater por 2 a 1, com gols de Jorge de Castro e Franklin. Na ocasião, a escalação foi: Peter; Mourão e Diogo; Bria, Zé Maria e Miguel; Jorge de Castro, Franklin, Herculano, Zildo (Ananias) e Paulo Isidro.

A noite de 18 de maio de 1957, mesmo sem vitória, entrou no rol de partidas marcantes. Ante o Real Madrid, que se preparou para o bicampeonato da Uefa Champions League, inaugurou os refletores do Santiago Bernabéu vencendo os rubro-negros por 5 a 3.

Os tentos dos pernambucanos foram assinalados por Traçaia, Naninho e Eliezer. Comandado pelo argentino Dante Bianchi, o time foi a campo com: Carijó; Bria e Servílio; Osvaldinho, Pinheirense e Rubens; Traçaia, Naninho, Ilo Caldas, Soca e Geo (Eliezer).

Mateus Schuler* colaborou com o site Eu Pratico Sport. 

Pratique Sport com a gente!