[Opinião] Lucas Araújo: “Em meio a um começo de temporada caótico, os pontos positivos do Leão “

Guto Ferreira, hoje no Ceará, não conseguiu dar sequência ao time na temporada atual. (Foto: Anderson Stenvens/Sport).

 

 

Lucas Araújo

O começo de 2020 foi inegavelmente ruim para o Sport. Apenas quatro vitórias em dezesseis partidas, uma eliminação na Copa do Brasil e a classificação seriamente ameaçada na Copa do Nordeste e Campeonato Pernambucano. Com o grande risco da paralisação definitiva das competições do primeiro semestre devido ao coronavírus, é grande a chance de que a imagem que ficará do início de ano leonino seja mesmo esta, sem que haja oportunidade de reação.

No entanto, em meio a um planejamento mal executado, apresentações fracas e resultados vergonhosos, alguns pontos ainda podem ser destacados positivamente, servindo como ilhas de esperança para o Campeonato Brasileiro. O primeiro é o goleiro Luan Polli, que mesmo cometendo algumas falhas, teve um saldo muito proveitoso em suas atuações. Protegido por um sistema defensivo muito falho, o arqueiro tem sido bastante exigido e realizado intervenções importantes nas partidas.

Daniel Paulista, que chegou recentemente ao Leão, tenta colocar sua assinatura no grupo rubro-negro. (Foto: Anderson Stevens/Eu Pratico Sport ).

 

Na volância, Willian Farias tem se sobressaído. Dono do meio de campo rubro-negro, o atleta tem se destacado não só pela qualidade técnica, que demonstra junto a sua tranquilidade, confiança e consistência, mas também pelo perfil de liderança. Perfil este que mais faz por merecer a condição de capitão do que o próprio Sander, que apesar da dedicação e raça, tem deixado a desejar tecnicamente, inclusive comprometendo alguns resultados na temporada.

No ataque, além de competência, faltou sorte. Leandro Barcia, a melhor contratação do Leão em 2020 e disparadamente a melhor peça ofensiva da equipe, vinha sendo a maior esperança dos rubro-negros. No entanto, sua lesão diante do Afogados tirou bastante força no último terço do campo do time, que agora tem como opções para a posição Yan, Ewandro, Marquinhos e Maxwell, que não conseguiram se firmar até aqui.