Opinião: “Urnas eletrônicas, antecipação e mudança do dia da eleição são urgentes no Sport

Resultado de imagem para calendário - sábado e domingo

 

 

Não existe dúvida: foi a eleição do Sport mais organizada da história. Como complemento, teve o maior número de votantes, cerca de 4.063 rubro-negros compareceram para marcar mais um capítulo da democracia do leão.

Apesar do salão principal não ter ficado à disposição do associado, por motivos de obras no local, quem compareceu no primeiro andar comprovou que a grande área bloqueada ao público não fez falta. Urnas uniformizadas foram instaladas no primeiro andar, no mesmo desenho das urnas que estavam no pavimento principal da sede do clube, no andar térreo. Além da limpeza e de atentar para simples detalhes de marcas no piso para orientar o sócio em caso de filas e de vários seguranças e orientadores no espaço: tudo ocorreu como deveria.

No térreo da sede, as chapas desenvolveram um grande show de democracia e a convivência foi, assim como demostraram os candidatos, pacífica e respeitadora (a única ressalva negativa foi para o som alto que disputava e agredia os ouvidos dos que passaram mais tempo no local) e teve vários momentos de debates entre os próprios militantes e personalidades dos grupos.

Contudo, fica a dica para a urgência de se fazer mudanças em três pontos do atual estatuto: alterar as regras para que o clube, nas próximas eleições, caminhe por urnas eletrônicas, e para que a eleição aconteça em um sábado ou domingo que poderá(ria) ser em outubro ou novembro.

Data e antecipação do pleito

Segue a necessidade, tão importante quanto a da urna eletrônica, de mudar o dia da eleição. Para se ser uma ideia, fizemos uma enquete nas redes sociais do site Eu Pratico Sport e o resultado foi o esperado por nós: metade dos participantes relataram a impossibilidade de sair do trabalho para exercer o seu voto leonino.

Portanto, é imaginar como seria a festa de ontem com o dobro de participantes (ou até mais…) em um sábado, rubro-negro, cheio de crianças, esposas e o clube sendo parte da agenda de final de semana sem a bola rolar!?

Nesse mesmo ponto fica a dica para a antecipação da eleição. Sabe-se que o mercado requer perspicácia e antecipação de contratações e outras demandas para o carro chefe que é o futebol. Antecipando, o vencedor das urnas terá mais tempo para trabalhar e pensar melhor em nomes e projetos para o departamento de futebol no mesmo prazo dos clubes concorrentes que não passam por eleições no mesmo período.

Urnas eletrônicas

Não vamos entrar na celeuma de lembrar que as chapas até conversaram e entraram em votação no atual conselho do clube na reta final. A oposição tinha o direito de manter a regra “do jogo”, em cima da hora da eleição, bem como a situação de solicitar a urnas eletrônicas. A democracia foi exercida e venceu o que estabelecia o estatuto.

Entretanto, apesar do clube ter bastante tempo para a próxima eleição, se faz necessário colocar em pauta, o quanto antes, o pleito das urnas eletrônicas. Não cabe nos dias de hoje um Sport ter o seu futuro decidido com uma ferramenta do século passado.